Poderosa, ousada e versátil, a quarta geração deste SUV (verdadeiro porta-estandartes da Kia) foi concebida para aproveitar ao máximo todos os desafios da vida.
Elevando os padrões da classe dos SUV médios em termos de espaço, economia de combustível e qualidade, este modelo ocupa um lugar central na renovada gama dos SUV da Kia vendidos à escala global, na qual se incluem também o Seltos, o Stonic, o Telluride e o Sportage.
Emilio Herrera, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe, refere: “A evolução do Sorento ao longo dos últimos 18 anos reflete a da própria marca Kia no seu todo. Embora na sua versão inicial, em 2002, fosse um utilitário todo-o-terreno, nesta quarta geração que hoje lançamos surge como algo mais desejável em todos os seus aspetos. Trata-se de um lançamento importante para a Kia, ainda mais devido ao facto de estarmos também perante a primeira utilização da propulsão elétrica no nosso SUV mais emblemático”.
O seu renovado design exterior (com linhas mais acentuadas, pormenores de alta tecnologia e proporções alongadas) confere-lhe uma presença mais confiante e madura. No que se refere ao interior, o atraente habitáculo apresenta materiais de extrema qualidade, tecnologias de ponta no infotainment e, uma vez mais, um novo e irresistível design.
O novo Sorento marca também a estreia da plataforma de SUV médio de nova geração da Kia. Conjugada com uma carroçaria maior, para aumentar o espaço de carga, esta plataforma faz deste veículo um dos SUV de três filas mais versáteis e espaçosos do mercado.
Além disso, a inovadora organização do espaço interior permite ainda ao Sorento albergar as novas motorizações eletrificadas “Smartstream” da Kia, tratando-se da primeira vez que a propulsão híbrida é aplicada a este modelo. Como resultado, a versão deste SUV que agora se estreia oferece consumos mais económicos, menores emissões e melhores prestações do que as suas antecessoras.
Este será o modelo da Kia mais equipado com alta tecnologia de sempre, graças aos seus avançados sistemas de conectividade, assistência à condução e infotainment. Os seus dois ecrãs digitais gémeos, ergonomicamente colocados, apresentam gráficos avançados, novas funções de telemática e uma perfeita conectividade sem fios para smartphones.
Assumindo-se como um esteio entre os modelos da Kia, o Sorento já vendeu mais de três milhões de unidades desde o lançamento da sua primeira geração, em 2002. Destas, cerca de 300 000 foram adquiridas na Europa.
Elegante e moderno, o novo Sorento é o porta-estandartes da renovada gama de SUV da Kia, da qual também fazem parte o Stonic, o Seltos, o Sportage e, apenas nos EUA e na Coreia, o Telluride. O novo modelo é o resultado de um esforço de design conjunto dos vários centros de design Kia à escala global .
Inspirados pelo conceito de “ousadia requintada”, os designers da Kia procuraram manter a estética robusta e resistente das gerações anteriores do Sorento, aplicando-lhe ao mesmo tempo um maior grau de luxo e elegância, e até mesmo uma sensação desportiva. A sua carroçaria revela linhas e relevos bem definidos, consideravelmente mais evidentes do que no modelo anterior, cujas arestas eram mais arredondadas. Os pormenores geométricos mais contemporâneos e as proporções alongadas projetadas para trás resultam num design mais confiante, maduro e atraente.
A dianteira revela uma nova interpretação da emblemática grelha “nariz de tigre” da Kia, que surge agora mais ampla, envolvendo os faróis integrados. Estes apresentam as novas luzes diurnas LED “olho de tigre”, que adicionam uma nota extra de ênfase à iluminação dianteira, ao fazerem lembrar as linhas em redor dos olhos de um tigre. Esta aparência mais ousada e assertiva é complementada por uma entrada de ar inferior, retangular e ampla, delimitada por defletores de ar em forma de asas que distribuem o ar em redor do veículo. O rebordo do para-choques, mais afiado, também é conjugado com um resguardo inferior, que reforça o seu aspeto robusto. Este novo modelo tem 1900 mm de largura, sendo 10 mm mais amplo do que o Sorento de terceira geração.
De perfil, verifica-se que as proporções do Sorento foram subtilmente adaptadas, para fazê-lo parecer mais comprido. Em termos de comprimento, o novo modelo é 10 mm maior do que o seu antecessor (situando-se agora nos 4810 mm), embora com vãos dianteiros e traseiros mais curtos. O comprimento adicional encontra-se na distância entre eixos (fruto da nova plataforma utilizada), que aumentou 35 mm, para os 2825 mm. Este fator altera subtilmente o aspeto do Sorento, fazendo-o parecer mais comprido e “mais rápido” apesar de ser 10 mm mais alto do que a sua versão anterior. Consequentemente, o comprimento do capô também surge prolongado, puxando os pilares A 30 mm mais para trás em relação ao eixo dianteiro. A extremidade traseira do capô envolve os guarda-lamas dianteiros, transformando-se numa linha definidora única e forte que se prolonga pelas partes laterais e mergulha nas luzes traseiras.
Desde logo reconhecível como sendo um Sorento, este modelo mantém a característica amplitude do seu pilar D, a carroçaria sólida e o revestimento das cavas das rodas que o definiram ao longo das suas gerações anteriores. Contudo, não deixa de adotar outras características de design de outros modelos Kia mais recentes, incluindo uma nova “barbatana de tubarão” no pilar C e superfícies da carroçaria com linhas bem definidas e relevos acentuados.
Inspirado no Telluride, o Sorento adota novas luzes traseiras verticais, que se prolongam pela parte lateral da carroçaria. A acentuação das linhas na carroçaria adequa-se à aparência retilínea e técnica da sua parte dianteira, com formas horizontais sabiamente utilizadas para fazer com que este modelo pareça mais largo e imponente na estrada. Por seu turno, o friso no para-choques inferior desportivo remete para o aspeto dos veículos com dupla saída de escape e, tal como acontece na parte dianteira, conta com um resguardo inferior para reforçar a sua imagem de SUV robusto. O Sorento de quarta geração segue outros modelos recentes da Kia, como o Telluride e o ProCeed, ao apresentar orgulhosamente o seu nome na parte central da porta da bagageira. Um spoiler subtilmente integrado também esconde o limpa-vidros traseiro, resultando num design mais escorreito, ao mesmo tempo que proporciona ao condutor uma melhor visibilidade traseira.
O novo Sorento estará disponível no mercado europeu com 10 cores exteriores à escolha e jantes de liga de alumínio opcionais de 17, 18, 19 e (pela primeira vez) 20 polegadas.
Design Interior
Habitáculo atraente e luxuoso, com materiais de qualidade premium e tecnologia inovadora
O interior do Sorento de quarta geração representa a entrada numa nova era em termos de qualidade e design dos habitáculos da Kia. Em relação à primeira geração, que oferecia aos ocupantes um espaço prático, robusto e pleno de utilidade, esta nova versão vem acrescentar algo de mais apelativo, cativante e confortável.
Tratando-se de um dos espaços interiores de maior qualidade encontrados até hoje num automóvel da Kia, o habitáculo intuitivo e orientado para a tecnologia do novo Sorento apresenta materiais de qualidade superior, acompanhados do mais moderno infotainment. Ao mesmo tempo, este modelo conserva os espaços amplos e a versatilidade que caracterizam todas as suas gerações, desde há 18 anos.
O atraente habitáculo apresenta um design sofisticado de próxima geração, organizado em redor de dois mostradores digitais gémeos que dominam o tablier. O painel de instrumentos digital, de 12,3 polegadas, é complementado por um ecrã tátil de 10,25 polegadas para os sistemas de infotainment e navegação, situado no centro do painel de instrumentos. As informações são assim sempre exibidas de forma clara e na linha de visão do condutor, gerando-se ao mesmo tempo uma inovadora sensação de grande ecrã para o condutor. As muitas funções do veículo também podem ser comandadas através de novos botões táteis dispostos nos dois lados do ecrã e, para comando do ar condicionado, também mais abaixo no tablier. O ponto focal do tablier são as apelativas grelhas verticais do sistema de ventilação, com o seu efeito cromado que se prolonga pela consola central.
O habitáculo do novo Sorento integra ainda, e de forma subtil, uma vasta gama de outras tecnologias, tais como o sistema de iluminação ambiente, que emite uma luz suave descendente a partir do tablier e do revestimento das portas, gerando uma sensação de espaço sofisticado e de maior amplitude do mesmo. Na base da consola central encontra-se também um carregador sem fios para telemóveis, ao passo que um potente sistema de som surround da marca BOSE garante uma experiência sonora mais envolvente aos ocupantes.
A qualidade dos materiais foi igualmente melhorada, com as superfícies interiores a revelarem uma conjugação de elementos decorativos metalizados, estofos em pele e superfícies em relevo com efeito cetim. Aplicados por todo o habitáculo, inclusivamente no tablier, estes elementos conferem a esta parte do veículo uma aparência e um ambiente mais sofisticados. Na Europa, o Sorento será disponibilizado com estofos em tecido preto, pele (em tom único – cinzento ou preto – ou dois tons – preto e cinzento) ou ainda pele Nappa preta almofadada.
Organização do espaço e versatilidade
A busca da facilidade de utilização: a nova plataforma que aumenta o espaço e a versatilidade
O novo Sorento baseia-se na plataforma de SUV médio de terceira geração “N3” da Kia, oferecendo um espaço superior para pessoas e carga graças a uma organização do espaço mais inteligente. O resultado é um dos automóveis mais versáteis e espaçosos da sua classe.
A nova plataforma é construída tendo como base uma estrutura de compartimento do motor compacta e vãos dianteiro e traseiro mais curtos, com a distância entre eixos (35 mm mais longa do que no modelo anterior) a proporcionar uma maior amplitude ao habitáculo. Isto não reforça apenas o design elegante e mais projetado para trás do novo modelo: a estrutura e o formato da nova plataforma permitem também ao Sorento alojar, pela primeira vez, grupos motopropulsores eletrificados.
O conjunto da bateria do Sorento Hybrid está localizado sob o piso do habitáculo, por baixo do banco do passageiro dianteiro, e não do piso de carga. Como resultado, este SUV oferece um espaço generoso para um máximo de sete passageiros, bem como uma das maiores capacidades de carga da sua classe, de até 821 litros (modelos de 7 lugares) ou 910 litros (modelos de 5 lugares), consoante a especificação. Este modelo consegue assim alojar cinco pessoas com todo o conforto, acompanhadas de uma quantidade significativa de bagagem. Nos modelos de 7 lugares (com todos os bancos colocados), o espaço da bagageira é 32% maior do que o dos seus antecessores, cifrando-se agora nos 187 litros (VDA, modelos diesel; 179 litros para os modelos híbridos). Destaque ainda para os comandos situados na parede lateral da bagageira, que permitem rebater os bancos da segunda fila remotamente.
A nova plataforma do Sorento contribui para a comodidade dos ocupantes ao ampliar o espaço nas três filas, oferecendo maior amplitude para a cabeça, pernas e ombros do que muitos modelos do seu segmento. Em particular, aumentam significativamente os espaços para as pernas dos ocupantes da primeira e segunda fila, bem como o espaço para a cabeça dos ocupantes da terceira fila.
O Sorento sempre foi um modelo popular entre aqueles que procuram bancos práticos na terceira fila, e este novo modelo traz ainda mais comodidade para os ocupantes desses mesmos bancos. A maior distância entre eixos da nova plataforma faz com que os bancos da segunda fila possam agora deslizar mais 45 mm para a frente, facilitando assim as entradas para a terceira fila, ao mesmo tempo que o espaço para os pés e para as pernas aumenta. Além disso, os passageiros da terceira fila podem contar com uma pega incorporada no revestimento interior do pilar C, que os ajuda a entrar mais comodamente no veículo. Uma vez sentados, estes ocupantes usufruem de um apoio de braços 100 mm maior, que lhes permite acomodar melhor os cotovelos, para além de oferecer um suporte para copos e uma consola para smartphones.
Motorizações
Sorento estreia-se no mundo dos elétricos com novos grupos motopropulsores híbridos e económicos
O novo SUV da Kia será disponibilizado com propulsão híbrida (que assim se estreia na gama Sorento), oferecendo futuramente a escolha entre uma versão híbrida e outra híbrida plug-in.
O Sorento Hybrid está equipado com o novo grupo motopropulsor “Smartstream”, que conjuga um motor 1.6 T-GDi (injeção direta de gasolina turbo) com um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 1,49 kWh e um motor elétrico de 44,2 kW. A inteligente organização do espaço, que a nova plataforma veio permitir, possibilitou a montagem do conjunto da bateria sob o banco do passageiro dianteiro, sem ter praticamente impacto no espaço para os passageiros e para as suas bagagens.
Debitando 230 cv e oferecendo um binário de 350 Nm, este grupo motopropulsor eletrificado combina baixas emissões de CO2 com excelentes prestações. O novo motor de 1,6 litros T-GDi apresenta a nova tecnologia de Alteração Contínua do Tempo de Abertura das Válvulas (CVVD), em que o tempo de abertura das válvulas passa a estar dependente das condições de condução, em vez de estar definido para um valor fixo. Esta novidade melhora substancialmente a performance do motor a médias e baixas rotações (em 2 a 3%), ao mesmo tempo que diminui o consumo de combustível em até 3%.
A transmissão de potência está a cargo de um sistema com caixa automática de 6 velocidades, no qual está montado um dispositivo elétrico que permite que as potências geradas pelo motor de combustão e pelo motor elétrico sejam transferidas em paralelo, reduzindo-se assim as perdas de energia para o nível mínimo. O resultado é uma resposta imediata à aceleração, seja a que velocidade for, com acesso direto à potência da bateria disponível quando o veículo circula a velocidades mais elevadas.
O Sorento Hybrid será colocado à venda em mercados europeus selecionados a partir da data do seu lançamento, seguindo-se outros mercados ainda durante o corrente ano. A versão Plug-In Hybrid surgirá mais tarde, mas ainda em 2020.
O novo motor diesel 2.2 “Smartstream”, de 4 cilindros, também está disponível para os clientes europeus, oferecendo 202 cv e 440 Nm de binário. Com um bloco de alumínio a substituir o bloco de ferro fundido do seu antecessor, este motor é 19,5 kg mais leve do que o da terceira geração do Sorento. Além disso, esta motorização é combinada com a igualmente nova transmissão de dupla embraiagem húmida, que disponibiliza oito velocidades (8DCT). Concebida para oferecer as mesmas passagens de caixa suaves que uma caixa automática convencional, a 8DCT melhora os consumos de combustível se comparada com as caixas automáticas de 8 velocidades comuns, em entre 2 e 3% (consoante a aplicação).
Os dados de consumo de combustível e emissões das novas motorizações do Sorento serão anunciados mais próximo da data de início das vendas, durante o corrente ano.
Conforto a bordo e condução
Uma condução mais agradável e divertida, mesmo no todo-o-terreno.
A primeira geração do Sorento (2002-2009) tinha como base um chassis de longarinas, que viria a ser substituído por um chassis monobloco na segunda geração (2009-2015). Esta mudança marcou uma mudança assinalável no comportamento do veículo em estrada. Ao ser concebida para maximizar a estabilidade de condução, a nova plataforma representa agora um salto em frente semelhante.
A quarta geração do Sorento oferece assim uma experiência de bordo ainda mais tranquila e confortável (acompanhada de uma condução mais agradável e divertida) do que o seu antecessor, facto a que também não é alheia a suspensão totalmente independente, que foi submetida a uma exaustiva remodelação. Os engenheiros da Kia procuraram diminuir o efeito das irregularidades do piso na carroçaria e reduzir o ruído e as vibrações através da suspensão, melhorando ao mesmo tempo o controlo da carroçaria e as respostas da direção em curva. Este objetivo foi alcançado graças a um conjunto de alterações na geometria e à introdução de novos componentes, bem como a melhorias na estrutura do sistema de suspensão. A distância entre eixos, 35 mm superior neste modelo, também contribui para uma melhoria geral do conforto a bordo, ao passo que a nova carroçaria (em média 4% mais resistente à tração em toda a sua estrutura) também contribui para uma diminuição das vibrações.
Outra das novidades da quarta geração do Sorento é a sua melhor preparação para o todo-o-terreno em comparação com as gerações anteriores. Em combinação com o opcional sistema de tração integral, o Modo Tereno torna este modelo mais ágil e poderoso em pisos de lama, neve ou areia. Tratando-se de um dos modos de condução selecionáveis através de um botão rotativo localizado na consola central, o Modo Terreno comanda meticulosamente o Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) e a distribuição do binário pelas quatro rodas. Além disso, adapta os tempos das passagens de caixa, de modo a ajudar o veículo a encontrar e a manter o ponto de tração em diversos tipos de piso.
Tecnologia
O Kia com mais alta tecnologia de sempre: mais conectividade e funções de infotainment
O Sorento é o automóvel com mais alta tecnologia alguma vez fabricado pela Kia, graças a um conjunto de equipamentos e funções que melhoram o seu desempenho em termos de segurança, conectividade e infotainment. As funcionalidades que este modelo oferece foram concebidas para tornar as viagens mais seguras e descontraídas, fator a que se junta uma facilidade de utilização sem precedentes.
Consoante as especificações, o habitáculo poderá usufruir do mais recente sistema de infotainment com ecrã tátil de 10,25 polegadas da Kia, que oferece navegação audiovisual e um novo painel de instrumentos digital de alta resolução com 12,3 polegadas. Combinados, os dois ecrãs digitais gémeos fornecem informações totalmente claras ao condutor.
Estreando-se a bordo de um Kia na Europa, o sistema de áudio com ecrã de 8,0 polegadas (fornecido de série) é pioneiro ao permitir ao condutor ligar o seu smartphone sem fios, proporcionando uma integração total e sem sobressaltos de smartphones com o Apple CarPlay™ e o Android Auto™.
O Sorento também disponibiliza o inovador sistema de telemática UVO Connect, que liga o condutor ao mundo ao fornecer informações valiosas através do ecrã tátil do veículo e do seu smartphone. Contando com os serviços Kia Live e acessível através do opcional ecrã LCD de 10,25 polegadas, este sistema exibe informações de trânsito, boletins meteorológicos, pontos de interesse e estacionamento potencial, ao ar livre ou coberto (incluindo preços, localização e disponibilidade de lugares). O UVO Connect também permite ao condutor enviar indicações de percurso para o seu veículo antes de iniciar uma viagem, bem como verificar a localização do mesmo em qualquer altura.
O sistema de infotainment possibilita o emparelhamento simultâneo de dois smartphones via Bluetooth, que poderão ser utilizados ao mesmo tempo mas em funções separadas (p. ex. um efetua ou recebe chamadas telefónicas, enquanto o outro reproduz música). O passageiro dianteiro também pode ligar os seus dispositivos móveis com fios, contando com duas entradas de carregamento USB para esse efeito. Por seu turno, os ocupantes dos bancos da 2ª fila podem igualmente contar com duas tomadas USB (integradas na parte traseira dos bancos dianteiros), existindo ainda uma terceira tomada na parte posterior da consola central. Por fim, os passageiros da 3ª fila também têm pontos de carregamento à sua disposição, o que significa que todos os sete ocupantes podem manter os seus dispositivos móveis carregados, naquilo que constitui uma medida perfeita para manter a harmonia a bordo nas viagens mais longas.
O Sorento também está disponível com um Head-Up Display, que projeta as informações importantes para a condução na base do para-brisas, na linha de visão do condutor. Este sistema exibe avisos emitidos pelas diversas tecnologias de assistência ao condutor, informa sobre a velocidade do veículo e fornece instruções de navegação curva a curva.
Um potente sistema de som surround BOSE®, com 12 altifalantes, proporciona uma experiência áudio mais imersiva para os ocupantes das três filas de bancos. Simultaneamente, a nova função de som ambiente “Sound of Nature”, disponível para alguns mercados, oferece aos ocupantes diversas opções dentro desse tipo de som.
Por último, o sistema de iluminação do habitáculo “Mood Lighting” permite uma personalização ainda maior deste espaço, através da escolha de uma entre sete cores de base predefinidas pelos designers de interiores da Kia, às quais se junta uma gama completa de tonalidades, num total de 64 opções.
Segurança
Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, com novo Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento
O Sorento oferece níveis mais elevados de segurança ativa e passiva que muitos dos seus concorrentes, graças a um leque mais abrangente de sistemas de assistência ao condutor. Os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) da Kia ajudam a minimizar muitos dos perigos e preocupações inerentes à condução, protegendo os ocupantes e os outros utilizadores da via pública em todas as viagens.
Consoante as especificações, a gama de ADAS do novo Sorento pode incluir a mais recente tecnologia de Assistência à Prevenção de Colisões Frontal (FCA) da Kia, com função de deteção de peões, ciclistas e viaturas. Esta tecnologia deteta igualmente o tráfego em sentido oposto quando se faz uma curva num cruzamento. O Sorento está ainda disponível com Monitor do Ângulo Morto (BVM), Monitor do Espaço Circundante (SVM) com Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA), Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade (ISLA), Cruise Control Inteligente (SCC) com função Stop&Go e SCC baseado em dados de navegação (NSCC), Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem (LFA), Aviso de Atenção do Condutor (DAW) e ainda Assistência à Circulação em Autoestrada (HDA).
A tecnologia de condução autónoma de “nível dois” da Kia denominada Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem (LFA) comanda a aceleração, a travagem e a direção consoante o comportamento do veículo que segue mais à frente. Funciona a velocidades de entre 0 e 180 km/h, utilizando uma câmara e sensores de radar para manter uma distância segura em relação ao veículo que circula à sua frente, ao mesmo tempo que monitoriza as marcações na estrada para manter o Sorento no centro da respetiva faixa de rodagem.
Este novo modelo está também equipado com o Monitor de Trânsito à Retaguarda (RVM), que disponibiliza as funções de Assistência à Prevenção de Colisões à Retaguarda (RCCA). Além disso, trata-se do primeiro modelo da Kia a ser disponibilizado na Europa com o novo Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento (RSPA), que permite ao condutor mover o seu Sorento para dentro e para fora de um lugar de estacionamento perpendicular através de controlo remoto (usando a chave). Este sistema foi concebido para facilitar as entradas e saídas dos passageiros em lugares apertados, ou se outro condutor estacionar de uma forma que não permita abrir as portas do Sorento. O RSPA trava o Sorento automaticamente se detetar a presença de outro automóvel, ciclista ou peão parado ou a circular atrás de si. A função de Assistência à Saída em Segurança, por seu turno, evita a abertura das portas traseiras se o veículo detetar um perigo a aproximar-se por trás, quer se trate de um ciclista ou de outro automóvel.
O Sorento está equipado com um máximo de sete airbags (duplos dianteiros, duplos laterais montados nos bancos dianteiros, laterais de cortina com sensor de capotamento e dianteiro central. Este último, que constitui uma novidade, fornece uma proteção adicional para as cabeças dos ocupantes dos bancos dianteiros, evitando que estas colidam entre si em caso de acidente. Todos os modelos Sorento estão equipados de série com os sistemas de Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM) e de Controlo Eletrónico da Estabilidade (ESC), que ajudam o condutor a manter o controlo nas travagens e nas curvas.
O novo Sorento apadrinha ainda a estreia do primeiro sistema de travões multicolisão da Kia, que lhe permite mitigar a gravidade das colisões secundárias. Este sistema aciona automaticamente os travões quando os airbags disparam na sequência de uma primeira colisão, ajudando assim a proteger os ocupantes contra impactos frontais ou laterais subsequentes.
A carroçaria do Sorento apresenta uma conjugação de aço e alumínio, o que melhora a sua rigidez torsional mas não aumenta o seu peso. Ao mesmo tempo, beneficia de uma maior proporção de peças em aço avançado de alta resistência e aço estampado a quente do que o modelo anterior. O Aço de Alta Resistência aumenta a segurança dos ocupantes, conferindo ao Sorento uma rigidez torsional 12,5% superior à daquele que é considerado o “líder em segurança” do seu segmento e conseguindo a proeza de tornar este novo modelo da Kia 5,6% (54 kg) mais leve do que o seu antecessor. Além disso, a carroçaria mais rígida diminui as vibrações derivadas da condução quotidiana.